Alimentação Após o Exercício Físico

E para finalizar nosso papo da semana sobre alimentação para praticantes de atividade física, o assunto de hoje é sobre o que devemos comer após o treino.

Refeição rica em carboidratos, proteínas e lipídios devem ser preferidos. Repondo a energia perdida e evitando o catabolismo proteico (perda de massa magra). Claro que devemos escolher ao certo que carboidrato, que proteína e que tipo de gordura (lipídio) vamos consumir. Uma boa refeição de salada com azeite de oliva + frango grelhado + carboidrato complexo como uma batata doce ou inhame seria uma excelente refeição, porém as quantidades de cada porção são individuais e depende do metabolismo de cada indivíduo.

Proteínas

Não necessariamente precisamos de fontes proteicas através de suplementos. Fontes de proteína oriundas do ovo, carnes e leite também podem suprir essas necessidades. E geralmente consumimos mais proteína do que imaginamos. Isso ocorre bem com nós brasileiros. Muitos chegam a comer diariamente o dobro da necessidade proteica de um indivíduo saudável apenas com alimentação.

Suplementos, como o próprio nome já diz, devem ser utilizados para SUPLEMENTAR a alimentação e, portanto, deve ser respeitada a individualidade de cada pessoa ao consumo deste. Geralmente pessoas que necessitam consumir suplementos possuem um desgaste físico muito grande e não conseguem adquirir sua necessidade energética, principalmente proteína, apenas com alimentação. Ou pessoas que mesmo sem fazer exercício não são habituadas a comer alimentos fontes de proteínas, como os vegetarianos do tipo Vegans, por exemplo, que não consome nenhum tipo de proteína animal.

Vamos acabar com esse mito de que todos precisam tomar suplementos à base de proteína no pós-treino, principalmente quando não orientadas por profissionais capacitados para isto.

Quando a pessoa não necessita de suplemento e faz uso deste, ou seja, consumo elevado para pouco exercício = ENGORDA (geralmente ocorre acúmulo de gordura abdominal).

Além disso, o consumo desnecessário de suplementos em longo prazo pode vir a causar problemas na saúde. Como sobrecarga renal e hepática (no fígado). Muito importante visualizar os exames sanguíneos para saber se está " tudo ok" com a saúde e, se necessário, complementar a alimentação com os suplementos.

Outro aspecto fundamental que não devemos esquecer é termos um sono reparador. Dormir é fundamental, principalmente para quem deseja ficar “sarado”, é nessa hora que o anabolismo proteico ocorre em maior parte (formação ou reparação do tecido muscular).

Gostaram??

Bom final de semana para todos e cuidado para não "enfiar o pé na jaca"!! hehe

beijos,

Raiane

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Comentários

Adorei os posts sobre alimentação pré/durante/pós treino. Muito bem escritos! Beijos.

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