Alimentação Durante o Exercício Físico

Dando continuidade ao nosso assunto sobre alimentação para praticantes de atividade física. Hoje o assunto é sobre alimentação durante os treinos.

HIDRATAR: A primeira coisa que não devemos nos esquecer. A hidratação durante o treino é muito importante para repormos água e eletrólitos perdidos no exercício. O volume a ser ingerido vai depender do metabolismo de cada indivíduo, mas em média é de 600 a 1200ml de líquidos por hora de exercício. Não beba tudo de uma vez só. É importante que a ingestão de água ocorra durante todo o exercício, 250ml a cada 15min seria o ideal (isso considerando que o indivíduo necessite de 1L de água para 1 hora de treino).

  • DICA: Sempre leve sua própria garrafa com água para o treino. Assim, fica mais prático e fácil de consumi-la de forma correta.

Conhecer alguns sinais de desidratação e saber quanto hidratar-se durante uma atividade é essencial para o bom rendimento e melhor aproveitamento do treino!

Sintomas da desidratação

A desidratação durante o treino pode ser percebida por alguns sinais:

  • Fadiga precoce – poucos minutos de exercício e seu corpo já se sente cansado;
  • Cãibras – a desidratação é uma dos fatores que causam cãibra;
  • Pulsação alta – o organismo desidratado tem o volume de sangue circulante menor. Por isso o coração bate mais para suprir as necessidades de músculos e órgãos.

Os sinais mais graves de desidratação são:

  • Tontura
  • Perda de coordenação
  • Dor de cabeça

Devido à transpiração o corpo elimina basicamente água e sódio. Se a atividade for realizada por um período longo sem reidratação, o risco de desidratação aumenta, diminuindo sua performance e colocando sua saúde em risco.

► Para exercícios mais extenuantes (mais de 1 hora de duração geralmente. Claro que isso também depende do perfil metabólico de cada um) é necessário uma reposição de energia e eletrólitos além de água.  A forma mais prática de repor o carboidrato durante as provas é tomando líquidos que tenham carboidratos em sua composição, como os isotônicos. Essas bebidas devem ser levadas em garrafas térmicas próprias para a prática da corrida. Também existem no mercado muitas opções de suplementos de carboidratos de alto índice glicêmico na forma de gel, para serem consumidos de forma rápida durante o treino.  Uma boa opção de Isotônico Natural seria a água de coco.

E aí gostaram??

Beijos,

Raiane

Leia também

 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©