Batata doce para ganhar massa. Mito ou Verdade?

É bem comum escutarmos praticantes de atividade física ou altetas comerem bastante batata doce no pré-treino. Mas, será que essa raiz ajuda mesmo a formar massa magra?

A batata doce possui forma molecular muito parecida com a do glicogênio muscular, que é forma que estocamos glicose no músculo para utilização do mesmo sob fonte de energia.

 Além disso, é uma excelente fonte de carboidrato complexo, rico em fibras, aumentando a saciedade. Grande aliado também na perda de peso. Ainda contém vitamina A e E- antioxidantes que eliminam os radicais livres- vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio.

Sendo assim, a batata doce pode auxiliar no ganho de massa muscular por praticantes de atividade física. O recomendado é consumir  1 a 2 horas antes do treino, já no pós treino o consumo pode ser imediato. Uma ótima opção para incluir no café da manhã ou jantar, ou até mesmo no almoço, substituindo o arroz.

Mas, cuidado com exageros, assim como outros alimentos ricos em fibras, a batata pode aumentar os movimentos peristálticos, provocando muitos gases. Uma dica é evitar ingerir o alimento com outros que também provoquem esse efeito, como o feijão, por exemplo.

E quem disse que ela é boa para diabéticos também acertou. É um alimento de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito a insulina. 

 

Maravilha né?

Beijos

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