Biomassa de Banana Verde

Hoje vamos falar da nossa querida biomassa de banana verde. Quem ainda não conhece, já deve ter ouvido falar. Quem nunca viu nas redes sociais o famoso brigadeiro com biomassa ou até mesmo outras preparações como molhos, cremes?

Pois é,  a tão famosa biomassa está tomando o mercado quando o assunto é alimento funcional. Mas, vamos entender pra que ela serve.

A Biomassa de Banana Verde, quando cozida, apresenta um excelente teor de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Assim, não é digerido nem absorvido pelo organismo. Ela chega ao intestino intacta, e então é fermentada pelas bactérias boas lá existentes, como se fosse uma fonte de energia. Isso mantém a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e interno.

Por ser uma excelente fonte de fibras, promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.

Além disso a biomassa tem funções quanto a prevenção de doenças como câncer, obesidade e diabetes. Ajuda a reduzir níveis de colesterol e triglicerídeos. Rica em vitamina A, B1, B2 e minerais como Fósforo, Magnésio, Potássio e Sódio.

Indicada também para indivíduos que possuem restrições alimentares, como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Isso porque, ela auxilia na recuperação da saúde intestinal e impede a absorção de gordura e açúcar na dieta. Dessa forma, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.

Sem contra indicações. A biomassa pode ser consumida por todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contra indicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia. =))

Sugestão de consumo: De 2 a 4 colheres de sopa por dia. Pode ser adicionada em preparações diversas, como sucos, sopas, molhos...

E aí, uma maravilha né?

Vocês já encontram a biomassa para vender em várias lojas de alimentos nutricionais, mas também é super fácil de fazer em casa. Segue abaixo a receita.

Receita 

Ingredientes

  • 10 bananas nanicas bem verdes

Modo de preparo

  • Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
  • Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
  • Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
  • Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
  • Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
  • Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
  • Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).

Dicas Imporantes na hora do preparo:

1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.

2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.

3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.

 

Beijos e boa semana para todos.

Depois me digam o que acharam!!!

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©