Dicas para Curtir a Folia com Muito Pique e Saúde!!!

Para não perder o pique e manter a saúde em dia, o debemcomabalanca trouxe algumas dicas para quem deseja curtir a folia com saúde. Vamos saber quais os alimentos o folião deve apostar nessa maratona de quatro dias intensos de comemoração. 

INDICADOS:

  • Alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, dando preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. Os foliões tem um gasto energético elevado, portanto é importante não deixar de repor essa energia. Os carboidratos são a nossa primeira fonte de energia, por isso é imprescindível consumi-los. 
  • Laranja, abacaxi, caju, morango, acerola, limão são algumas frutas ricas em vitamina C, o que ajuda a aumentar a imunidade e afastar os resfriados nesse período que ninguém quer adoecer.
  • Couve, brócolis, couve-flor, repolho. São alimentos crucíferos, que auxiliam na desintoxicação do fígado. Portanto, são boas pedidas na luta contra a ressaca. Aposte no suco verde quando acordar naquela ressaca.
  • Grelhados, assados e ensopados. Troque a fritura por qualquer um desses tipos de cozimento. Ninguém quer ter o intestino frouxo quando estiver na folia.
  • Melancia. Maior parte dessa fruta é água, por isso, vale a pena apostar nesse alimento que, além de garantir energia, também hidrata.

ALERTA:

  • Fique atento na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar sua festa e provocar uma intoxicação alimentar séria.
  • Cuidado com os alimentos vendidos nas praias. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação. Para quem pensa que isso é bobagem, saiba que uma infecção alimentar pode trazer sérios riscos à saúde.
  • Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool. É muito comum as pessoas apresentarem taquicardia no dia seguinte, decorrente dessa mistura, por exemplo. O ideal seria, caso acordasse indisposto, consumir um energético natural, como um chá verde ou um café mais forte. 

CONTRA-INDICADOS:

- Evite ingerir alimentos gordurosos. Além de prejudicar a digestão, eles provocam sono e podem atrapalhar quem quer aproveitar a festa. A digestão fica lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo.

- Temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

- Cuidado com o sal. Como esse é um período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

LÍQUIDOS - Muito Importante!!!

  • O álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios da bebida, intercale com água, sucos ou água de coco na proporção de dois copos para um. As bebidas alcoólicas em geral podem desidratar, por isso, o ideal é intercalar com não alcoólicos.
  • Beba de 2 a 3 litros de água por dia. A própria bebida acaba desidratando o organismo, pois pode agir como diurética.
  • Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de matéria rápida. Se a pessoa estiver muito desidratada, essa é uma boa indicação. Mas não podem ser indicados a qualquer pessoa: pacientes com insuficiência renal devem evitar essas bebidas.
  • Suco de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas.
  • Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, e é uma opção natural.
  • Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado.
  • Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

Dicas:

- Não deixe de fazer um café da manhã reforçado antes de sair de casa. Aposte em frutas, leite, pão, cereais, queijo, ovo...

- Para ter maior saciedade e evitar qualquer problema de ordem digestiva, faça refeições fracionadas.

- Não pule refeições ou fique horas sem comer. Algumas pessoas, no desejo obcecado pelo corpo perfeito, optam por cardápios restritivos, ingerindo apenas frutas ou só proteínas. Essas atitudes podem causar desequilíbrio do organismo ou problemas ainda mais sérios como a sobrecarga hepática e renal.

 

 Bom gente, desejo um excelente carnaval a todos. Aproveitem a folia, mas lembrando sempre que a nossa saúde está em primeiro lugar, por isso, juízo!!!! hehehe

Beijos da Nutri!!!

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Comentários

Parabéns pelas dicas!!!! Vou tentar seguir todas no carnaval! rsrs

Obrigada Patrícia. Bom carnaval para você também! 

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