Diet X Light

Você sabe a diferença entre um alimento diet e light??? Entender este tipo de questionamento é fundamental para quem busca um estilo de vida mais saudável. São coisas tão simples assim que estão presentes em nosso dia a dia e vale a pena entendermos melhor o processo.

Diet 

Alimentos diet são aqueles em que há ausência de algum nutriente. Nesse grupo estão incluídos alimentos isentos de açúcar, sal, colesterol, gorduras, proteínas, glúten, entre outros. São indicados para indivíduos que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como por exemplo, diabéticos que não podem ingerir açúcar ou hipertensos que não devem consumir muito sal.

É comum produtos diet estarem associados a emagrecimento, muitas vezes o valor energético pode até ser menor do que o de produtos convencionais. Entretanto, muitas vezes esse valor é maior. 

No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. O fabricante, muitas vezes, para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, digo saboroso, adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem alguma para quem quer emagrecer.

Light

Alimentos Light são aqueles que possuem valor energético ou valor nutricional reduzido. Os produtos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos e de até 20kcal/100ml em produtos líquidos ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. O produto em comparação deve estar indicado no rótulo.

As pessoas que visam perder peso costumam buscar estes alimentos. Mas, os produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético.

O consumo em excesso de um produto light pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo que não seja light.

Ainda é bom saber que maioria dos alimentos light assim como os diets, tentam agir de forma compensatória a sua redução ou ausência de nutriente com a adição de algum componente que realce o sabor. No casso do diet, vimos que é bem comum o aumento de gordura quando comparado às versões normais. Já o light, muitas vezes, a inclusão é de sódio, outro nutriente capaz de realçar o sabor, porém com muitos danos à saúde como vimos aqui em matéria anterior.

Beijos, Raiane

Fontes:

  • Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais.
  • Portaria SVS/MS n.º 27/28 - Regulamento Técnico referente a Informação Nutricional Complementar.
  • TEIXEIRA, F.N. Nutrição Clínica. Belo Horizonte: Guanabara, 2003.

Imagem: Retirada da Internet

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