Índice Glicêmico X Carga Glicêmica

Índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade do carboidrato de um dado alimento elevar os níveis de glicose quando o ingerimos. Ele avalia a resposta do organismo de acordo com a qualidade do carboidrato. Isso depende da estrutura física do carboidrato, do seu conteúdo de fibra, de seu processamento e da presença de outros macronutrientes na refeição. A classificação dos alimentos fonte de carboidratos (como descrita na figura acima), a partir do índice glicêmico, auxilia no tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e na orientação esportiva. 

 
A carga glicêmica avalia essa glicemia de acordo com a porção que ingerimos. Representa o efeito da quantidade e qualidade do carboidrato. Por isso, a carga glicêmica fornece um quadro melhor quanto a ingestão de alguns alimentos. Por exemplo, a melancia possui índice glicêmico de 72 (alto), porém uma porção de 120 gramas, que possui 6 gramas de carboidratos, tem uma carga glicêmica de 4 (baixa).
 
Assim, sempre devemos levar em conta a qualidade dos alimentos que oferecemos a nossa família, sem esquecer da quantidade adequada para cada um. Converse com seu nutricionista para saber mais.
 
Converse com seu nutricionista para saber mais.
 
Beijos da nutri...

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©