Manteiga ou Margarina?

Essa pergunta tem se tornado cada vez mais frequente no consultório. Então vamos esclarecer alguns pontos:

De que é feito a manteiga? A Manteiga é derivada do leite, feito da sua nata batida, rica assim em gordura saturada e colesterol, oriunda do animal.

Já a margarina, de origem vegetal, é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Também durante a hidrogenação, as moléculas de gordura viram gordura trans e saturadas. 

Obs.: Sabemos que é característica do óleo ser líquido em temperatura ambiente (30ºC) e da gordura (manteiga) ser sólida em mesma temperatura. Sendo assim, o processo de hidrogenação faz com que o óleo se torne sólido (processo artificial), que é justamente o que chamamos de margarina. Entende agora a diferença?

Mas enfim, qual gordura escolher: Manteiga ou Margarina?

Mesmo rica em gordura saturada e colesterol, a manteiga ainda é a melhor escolha. Entenda por que.

Sabe-se, por exemplo, que o consumo de gordura trans (da margarina) é nocivo, tanto que hoje é obrigatório ser identificado no rótulo e ele está na maioria das margarinas! (Para se ter ideia, a tal gordura é quase igual ao plástico).

Algumas pesquisas hoje mostram alguns benefícios da manteiga, que contém ácido butírico (bom para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer), vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas) e ainda ajuda a prevenir a artrite e osteoporose, além de doenças na tiroide e outras. Ufa! E até quando vão existir pessoas perdendo tempo contando calorias?? Vamos esquecer um pouco essa contagem de números e lembrar o valor nutricional dos alimentos!!!!

Entretanto, existem outros tipos de gorduras que também podem ser adicionados em nossa alimentação de forma saudável: Azeite extra virgem – Para se consumir in natura, óleo de côco e a ghee que é uma manteiga clarificada, na qual toda água, eletrólitos sólidos, toxinas do leite e a lactose são completamente removidos. Prometo fazer um post inteirinho falando melhor a respeito da ghee!

Vale lembrar: A manteiga pode ser adicionada na alimentação de indivíduos saudáveis de forma cuidadosa. Opte por uma que não contenha sal nem aditivos. E sem exageros, ok??

 

Beijinhos,

Raiane

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Comentários

Parabéns pelo post!!!! Explicação excelente.

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