Mitos e Verdades Sobre a Alimentação

Vamos desvendar mais alguns mitos e verdades sobre a alimentação:

 

1)      Mascar chiclete faz mal ao estômago?

Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

2)      Gordura se transforma em músculo?

Mito. São coisas completamente diferentes, mas que podem ser trabalhadas em conjunto. O trabalho aeróbico (caminhada, corrida) é importante para reduzir a gordura corporal, já o trabalho anaeróbico (de peso), possibilita aumentar os músculos. Se o percentual de gordura da pessoa estiver muito elevado, deve-se focar, primeiramente, na redução da gordura. Depois, aumenta-se a massa magra com uma dieta equilibrada e direcionada para perda de peso.

3)      Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer algum dano à saúde?

Verdade. A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.

4)      Laranja auxilia na digestão de uma refeição pesada , como a feijoada?

Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

5)      Alimentos orgânicos são menos calóricos que os tradicionais?

Mito. A palavra orgânico significa que o alimento foi cultivado sem ou com redução do uso de agrotóxicos e aditivos químicos. Às vezes pode ter um valor calórico maior, por apresentar mais nutrientes.

6)      Quem malha à noite pode deixar de comer carboidratos nesse período para emagrecer?

Mito. Para perder peso é necessário que haja um balanço energético negativo: gastar mais energia e consumir menos calorias. O carboidrato é a principal fonte de energia que garante força para os exercícios e deve ser consumido por quem pratica atividade física. O segredo é reduzir a ingestão à noite e escolher fontes de baixo índice glicêmico, como raizes, arroz integral e outros cereais integrais.

7)      Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?

Mito. Congelar o alimento não faz com que ele perca seu valor nutricional. A baixa temperatura ainda impede a ação dos microorganismos. Por isso, comprar brócolis e outros vegetais já congelados não traz nenhum problema à saúde, deve-se ter cuidado apenas com a presença de aditivos e conservantes extras. 

 

E aí, gostaram?

Beijos,

Rai!

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Comentários

Estava pesquisando sobre alimentos industrializados que fazem mal a saúde. foi "tanta conversa" que vi que me deixou mais preocupado ainda... por exemplo: A margarina faz muito mal a saúde. falaram muita "coisa ruim". e a manteiga de leite. alguns falaram bem e outros mal. como disse uma nutricionista. "procurar na internet fontes confiáveis. tenho apenas sessenta e quatro anos e ainda tenho muito que aprender...por favor, mande-me um comentário sobre o assunto. desde já agradeço. meu e-mail é formaeds@hotmail.com

Oi Edson, isso mesmo devemos sempre procurar boas fontes para pesquisa na Internet. Em relação a esse tema que questionou irei fazer um Post mais esclarecedor sobre isso. Mas já adianto, que a manteiga é melhor do que a margarina.

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