O Poder do Chá Verde

         Já conhecido por suas propriedades emagrecedoras, recebe agora novo crédito pelos cientistas. Segundo um estudo a infusão feita com a planta Camellia sinensis seria uma aliada de quem precisa domar as taxas de glicose na circulação. De acordo com os dados apresentados pelos pesquisadores, o chá-verde melhora o aproveitamento da glicose pelo organismo.

         Os principais componentes responsáveis por esse efeito são polifenóis, chamados catequinas. Estas aumentam a atividade de receptores que ficam na superfície da célula e permitem que a glicose entre lá dentro. Ou seja, melhorando a resistência a insulina, que ocorre quando há produção do hormônio, entretanto a glicose não é absorvida pelas células.

         Mas, cuidado o chá verde não é encarado como uma solução a quem tem diabetes, não é uma medicação. Até onde se sabe o chá verde não ocasionaria interações perigosas com a reposição de insulina nem com a maioria das drogas anti-diabete- uma exceção é o medicamento glimedipirida- mas seu uso rotineiro pode fazer com que as doses farmacológicas tenham de ser ajustadas. Por isso, só um especialista poderá avaliar cada caso.

Emagrecimento:

O chá verde fornece o emagrecimento principalmente porque eleva a temperatura do corpo e acelera a queima de calorias. Para eliminar quilos extras, a recomendação é tomar no máximo 5 xícaras ao dia.

A melhor forma de consumir o chá ainda é utilizando as folhas por meio de infusão pelo tempo máximo de cinco minutos. Em segundo lugar, sachês. Já as bebidas industrializadas têm uma quantidade bem reduzida de princípios ativos, além da adição de açúcares ou adoçantes.

Ou seja quanto mais industrializado for o produto, maior risco de perda de polifenóis.

IMPORTANTE:

Mesmo com tantos benefícios relatados, existem situações em que é preferível recusá-lo: se há hipertensão, gravidez ou gastrite. 

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©