O que há de Bom no Macarrão?

Em homenagem ao dia Internacional do Macarrão. Vamos falar um pouco sobre esse alimento tão apreciado pelas pessoas.

·         Boa fonte de energia, provenientes de Carboidrato, possui baixo índice glicêmico quando comparado ao arroz ou pão branco. Ainda possui baixo teor de sódio e gordura. Vamos mostrar cada tipo:

A BASE DE FARINHA BRANCA

INTEGRAL

Nessa versão, o trigo é moído com a casca, assim ele preserva mais as propriedades nutricionais do que o convencional. Tem mais fibras e micronutrientes, como o magnésio, selênio, cobre, manganês e algumas vitaminas do complexo B.

ENRIQUECIDO

Já é possível encontrar massas adicionadas de legumes como beterraba, cenoura ou espinafre, por exemplo. Esses além de colorirem naturalmente o alimento, agregam diversos nutrientes ao prato. Porém, isso não exclui a necessidade de se consumirem vegetais in natura. Boa opção para as crianças.

SEM GLÚTEN

Indicado para os celíacos, que possuem intolerância ao glúten. Porém, tem sido muito apreciado pela população em virtude das dietas detox, que excluem esse nutriente. 

INSTANTANEO

Esse sim é o grande vilão. Com alto teor de sódio, algumas marcas possuem até mais sódio do que a quantidade indicada para um dia inteiro. (ASSUSTADOR, NÃO É?) Além disso, abusam do glutamato monossódico (realçador de sabor), que é uma substância viciante e pode causar reações diversas no organismo (enxaqueca, queimação, náuseas, sudorese, entre outros)

·         E a pergunta de sempre é: Macarrão engorda? 

A resposta é simples. Depende da quantidade e do tipo consumido principalmente. O macarrão pode ser ingerido como fonte de carboidrato em uma dieta saudável, desde que não haja exageros e que não acompanhe molhos gordurosos. Opte por uma pegada de macarrão integral ou sem glúten com molho de tomate caseiro no lugar do arroz em dias alternados na semana. 

Para conferir uma receita deliciosa de macarrão clique aqui

 

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