Panetone Engorda?

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas, tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa. Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem a versões como chocotone e as versões trufadas.

O produto concentra grande teor de carboidratos, principalmente do tipo simples. Aquele que logo é digerido e em excesso é armazenado no corpo na forma de gordura. Por isso devemos prestar bastante atenção no consumo exagerado do panetone, para não ganhar quilos a mais neste verão.

Será que você já parou para pensar em quantas calorias tem uma fatia de panetone? Vamos mostrar os valores da tabela nutricional de cada um deles.

  • Lajotinha, Kopenhagen, 355 Kcal. 
  • Classic Duo (Chocolate Preto e Branco), Nestlé, 334Kcal.
  • Doce de Leite, Nestlé, 301Kcal.
  • Pão de Mel, Qualitá, 314Kcal.
  • Brigadeiro, Visconti, 306Kcal.
  • Leite condensado e frutas cristalizadas, Visconti, 278Kcal.
  • Bicho de Pé, Amor aos Pedaços, 284Kcal.
  • Trufa Tradicional com Frutas, Cacau Show, 283Kcal.
  • Trufa de Maracujá, Cacau Show, 282Kcal.
  • Goiabada Cremosa, Village, 277Kcal.
  • Frutas Cristalizadas e Uvas-Passas, Bauducco, 270 Kcal.
  • Chocottone Trufa, Bauducco, 370Kcal
  • Gotas de Chocolate Zero Açúcar, Lowçucar, 264Kcal.
  • Creme de Zabaione, Ofner, 260Kcal.
  • Doce de Leite, Havanna, 224 Kcal.
  • Panetone light, Oba Hortifruti. O bolo com frutas cristalizadas e sem lactose tem 215 calorias em cada fatia 80 g.
  • Panetone com frutas cristalizadas, Aminna, 137Kcal. A versão além de menos calórica, ainda é livre de glúten e lactose. =)))

A listagem em verde é a opção que concentra menos caloria, e as de vermelho as mais calóricas. Muita atenção às versões diets, que geralmente são indicadas apenas para diabéticos, pois geralmente são acrescidas de mais gorduras. As versões light devem ser observadas com muita atenção, às vezes se comparado com outra marca versão tradicional ainda possui maior valor calórico.

Por isso pessoal, vamos ficar atentos aos rótulos nutricionais, e não apenas em valor calórico, mas também a presença de gordura saturada e trans e quanto a lista de ingredientes que também é muito importante.

Muito legal essa matéria né? O que acharam?

Beijos e boa semana!!!

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©