Saiba Qual Melhor Café Para Consumo

Há cerca de trezentos anos, o café tem sido uma bebida popular em todo o mundo civilizado. A pausa para um café é sempre um convite para uma conversa, leitura ou descanso.

Há muitas discussões sobre o consumo do café, se faz bem ou mal à saúde. A verdade é que este grão é riquíssimo em substancias antioxidantes e pode ser um grande aliado à saúde se consumido de forma correta.

BENEFÍCIOS DO CAFÉ

  • Previne oxidação do DNA (inibe a oxidação da adenina e guanosina), ou seja, reduz o envelhecimento;
  • Previne oxidação do LDLc, que é o responsável pela formação de trombos e acidentes vasculares, prevenindo-os;
  • Aumenta a velocidade de codificação e processamento mental, melhorando o raciocínio;
  • Aumenta a termogênese e oxidação lipídica em mulheres eutróficas (mulheres com IMC entre 18,5 e 24,9kg/m²). Ou seja: ajuda a emagrecer em mulheres com peso normal;
  • Associado à prática de exercícios, tem efeitos de queima de gordura acentuado.
  • Menor incidência da doença de Parkinson e mal de Alzheimer;
  • Redução do risco de formação de cálculos biliares.

MALEFÍCIOS DO CAFÉ

  • No café existem as substâncias: Kahweol e cafestol que podem elevar os níveis plasmáticos de Colesterol e LDL-c. Porém, essas substâncias não ultrapassam o filtro de papel, por isso, café expresso (grão ou capsula) ou de cafeteira italiana não são indicados por não passarem por esse processo de filtração. Assim, em vez de ajudar a reduzir níveis de colesterol, pode até aumentar.
  • A cafeína é um estimulante. Então, se consumido em excesso, pode causar insônia e taquicardia em algumas pessoas.

DICA:

  • Com moderação o café pode fazer parte de uma dieta saudável. O ideal é não ultrapassar o limite de 3 a 4 xícaras/dia e sempre consumir sem açúcar ou com adoçante stévia ou Sucralose. Uma boa dica é procurar o café com selo de garantia : 100% café, pois muitas marcas vendidas no supermercado são compostas de misturas a base de café.

RECEITA CAPPUCINO FUNCIONAL:

- ½ Xic de Café (já pronto)

- ½ Xic de Leite (desnatado, de amêndoas ou arroz, de preferência)

- 1 col. de café de Cacau em Pó

- Mel de abelhas a gosto

- 1 pitada de bicarbonato em pó (para ficar cremoso) – Opcional.

 

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©