Tudo Sobre Detox

 

Muita gente pensa que alimentação detox é sinônimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos. 

É importante ressaltar que embora esteja fortemente na web e na mídia, a dieta detox possui um protocolo bastante específico e deve ser composta por alimentos com propriedades funcionais reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto deve ser elaborada por um profissional habilitado.

Vamos entender o que é detox ou detoxificação

            O processo de detoxificação pode ser definido como sendo um processo realizado pelo organismo a fim de eliminar ou pelo menos reduzir a quantidade de substâncias potencialmente tóxicas. A conduta nutricional adotada na dieta detox, tem como objetivo retirar da alimentação os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o organismo, ou seja, excluir temporariamente da alimentação os alimentos que são consumidos com muita frequência pelo indivíduo.

Características da dieta

            A dieta detox ou detoxificante tem como principal característica aliviar o trabalho dos intestinos, fígado e rins, a partir da ingestão de alimentos naturais, ricos em fibras.  Na dieta detox fica restrito o consumo, por um tempo relativamente pequeno (7 dias), de alimentos industrializados em geral, gorduras saturadas e trans, frituras, alimentos refinados, refrigerantes, adoçantes, alimentos que contenham glúten, lactose, carnes vermelhas, doces e embutidos (Ex.: salsicha, lingüiça, presunto, mortadela, salame).

Os cardápios

            Os cardápios são 100% naturais, sendo compostos basicamente por sucos verdes, chás, frutas, saladas, pratos quentes, lanches e sopas. Todos os alimentos inclusos devem ser de baixo índice glicêmico, isto é, os alimentos que compõem o cardápio devem ser aqueles cuja digestão e absorção ocorra lentamente pelo organismo, gerando um aumento pequeno ou gradual da glicemia.
            Os sucos detoxificantes garantem a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico, favorecendo até mesmo a nutrição estética. Além de todos esses fatores, os cardápios também são elaborados com base nos alimentos que agradam o paladar dos clientes.

 Proposta saudável

            A proposta da detox não é de dieta e sim de alimentação saudável, na realidade ela faz parte do processo de reeducação alimentar, é o início de tudo!

            A detox tem o poder de fazer com que haja eliminação significativa de peso e também de preparar o organismo para que a continuidade dessa perda de peso ocorra mais facilmente.

            Em alguns casos e, somente com o acompanhamento do nutricionista, a suplementação nutricional pode ser necessária.

Outros benefícios 

            Outro ponto importante da dieta detox é que ela não é eficaz apenas na perda de peso. Um organismo intoxicado pode dar sinais como dor de cabeça, indigestão, fadiga, dores musculares, tremores e até depressão e com a ajuda de uma dieta detoxificante esses sintomas podem ser minimizados ou eliminados. 

            São vários os benefícios, uma vez que você faz com que o seu organismo volte ao equilíbrio natural, certamente ele passará a funcionar melhor, o seu metabolismo ficará mais acelerado e você terá mais energia e disposição.

            Beber muita água durante o dia já é um ótimo passo para iniciar o processo detox, uma vez que a água está envolvida em todos os processos metabólicos.

E aí, se animou para começar a faxina interna?

            Saiba que apesar da restrição temporária de alguns alimentos, a dieta detox deve fornecer o aporte necessário de energia e de nutrientes que supram as suas necessidades diárias. É por isso que os cardápios devem ser elaborados, respeitando as individualidades de cada pessoa. Somos seres diferentes e temos necessidades nutricionais diferentes, bem como gostos e rotinas distintas e, dessa forma, é importante ter um cardápio desenvolvido para você. Procure um nutricionista!

Tags: 

Leia também

Comentários

Adorei!!!! Preciso já!!!!!!!!!

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©