Vilões Para o Câncer

Agora que já falamos dos alimentos que previnem os tumores. Está na hora de falarmos dos vilões, isto mesmo, alimentos que se consumidos com frequência pode elevar o risco de câncer.

1)      Carne Vermelha: Estudos populacionais demonstram que o consumo exacerbado de carnes vermelhas está diretamente ligado ao aparecimento de câncer. Isso acontece, pois apesar da carne ser fonte de proteína e ferro, ela está cheia de ácido araquidônico, um tipo de gordura saturada com perfil Pró-Inflamatório.

2)      Açúcar: A alta ingestão de açúcar, como doces, sorvetes, biscoitos e todas as guloseimas está associada ao risco de câncer por alguns motivos. O primeiro é o grande consumo destes alimentos está ligado à obesidade, que é terreno fértil para os tumores. Além disso, a ingestão de doces em excesso e o baixo consumo de fibras propicia o aparecimento de bactérias patogênicas no intestino, o que facilita ainda mais a absorção de compostos carcinogênicos.

3)      Embutidos: Nesta lista inclui a salsicha, salame, presunto, peito de peru (inclusive o light), mortadela, linguiças e outros. Esses alimentos devem ser consumidos com muita precaução na dieta, pois contêm nitritos e nitratos, estes interagem com o suco gástrico da digestão e se transformam em nitrosaminas, que podem se ligar ao DNA e atrapalhar a formação de proteínas que regulam o ciclo celular. Além disso, ainda são alimentos ricos em sódio e gordura saturada.

4)      Sal: Exagerar neste tempero e também nos produtos industrializados não descompensa só a pressão. Trabalhos mostram que pessoas que abusam de sal sofrem mais de câncer de estômago e esôfago. 

Não precisamos ser radicais ao ponto de nunca mais poder comer estes alimentos, mas é preciso ter cuidado com exageros. O ideal é manter uma dieta variada e colorida com muitos alimentos antioxidantes (explicado na reportagem anterior) e evitar o excesso destes citados acima.

Leia também

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.
 

De bem com a balança

Todos os direitos reservados ©